segunda-feira, 9 de março de 2009

O país do Carnaval

É lindo ver o nosso país se mobilizar para a grande festa chamada carnaval! Não serei hipócrita dizendo que não gosto dessa época do ano, afinal, é a grande orgia do nosso povo, que é até mesmo data oficial no calendário cristão! Aproveito o carnaval e tudo mais o que ele pode oferecer, como todos fazem. Este ano gastei todas as minhas economizas em 5 dias, mas que valeram muito a pena! Revigorei minhas energias, desliguei-me do mundo, enfim, descansei!
Apesar deste lado bom, o Brasil é demasiadamente ligado a esta festa. Não me conformo: o nosso ano só começa realmente a partir de março! Há faculdades federais que, de forma bastante conveniente (mas que não deixa de ser proveitosa) apenas começa suas aulas depois do carnaval, sabendo que antes disso nada iria render. Mas por que fazemos isso? É uma cultura do brasileiro! Mais um erro no país da corrupção, desigualdade, injustiça.
Tento me convencer que nosso país tem jeito, mas não tem! Nosso povo não gosta de pegar no pesado e ponto. É cultural, isto não é preconceito nem nada, é fato! Alguém aí já foi à Bahia? Há pessoas lá (principalmente lá, nos outros estados do país isso existe, mas em menor quantidade) especializadas em arrancar dinheiro de turista trouxa. E isso rende uma grana que não está escrito! O melhor: a renda é informal, nem imposto de renda sobre esse dinheiro eles pagam! Como diz um cara aí dum blog que eu leio: bando de isento!
Pois é isso mesmo, as pessoas que esperam 3 meses pelo carnaval e não fazem nada além de planejar e sonhar com esses 5 dias de festa, com certeza são as mesmas pessoas que adorariam sugar até o último centavo de um turista desavisado que quer apenas relaxar e curtir suas férias. E eu pergunto: aonde isso vai levar?
Porra! Vamos tomar vergonha na cara e parar com isso! Imaginem só quanta produtividade perdida nesse tempo, quanto o nosso país deixou de ganhar simplesmente pela preguiça do nosso povo. Ahhh, quanto mais eu penso nisso, mais vontade eu tenho de me mudar para a Europa, apesar de gostar muito dessa terra...

Nenhum comentário: