quarta-feira, 20 de maio de 2009

Perguntas

Eu queria ter uma lente especial, que visse por dentro das pessoas. Não para enxergá-las sem roupas, a minha lente iria mais além, ela veria o coração, distinguiria os sentimentos de quem eu quisesse. Seria bom para ver se quem eu confio realmente é uma boa pessoa, ou o interesse de alguém ao se aproximar de mim.
Será até que ponto uma pessoa pode chegar para se aproveitar da outra? Quem pode me informar os limites da dignidade do ser? Se não existir a lente que eu quero, quem sabe eu não consiga desenvolver o dom de ver a tal “aura” de alguém? Não existem pessoas que fazem isso?
Sinceramente, não sei se por experiências traumáticas ou puro feeling pessoal, penso que para alguns, tais limites realmente não existem, elas passam por cima de todos por motivos fúteis.
Eu, pessoalmente, não consigo ver a maldade através dos olhos de ninguém. Minha mãe tem uma capacidade incrível de fazer isso. Como será que ela faz? Tem um polígrafo na barriga que mede o nível da mentira de todos que falam com ela?
Agora, por outro lado, tenho uma enorme capacidade em persuadir e levar as pessoas para o mau caminho. Será que isso é bom?

Um comentário:

Anônimo disse...

"levar as pessoas para o mau caminho"? (risos incontroláveis)
Não me parece que você seja assim, mas já que você diz quem sou eu para duvidar?
Mas se tivessemos esta tal "lente especial", as coisas não teriam sentido, saberiamos de tudo, então viveriamos para que?
E bom viver a vida assim, descobrindo a cada momento, a cada dia coisas novas mesmo que nem sempre sejam novidades boas.
E sobre a dignidade do ser pode ter certeza que tem limites, mas a falta dela com certeza ultrapassa qualquer limite.