quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog Action Day 2008 - Pobreza

Apesar desse blog não ter muitos visitantes, por servir muito mais como um instrumento pessoal de desabafo, digamos assim. Porém, vi esse negócio do Blog Action Day e achei bem interessante. Eu gosto dessas coisas coletivas pela internet. Eu participei do "World Jump Day" em 2006, por exemplo, e ainda ajudei a divulgá-lo. Ele não causou nenhuma mudança na órbita da Terra, não ajudou a diminuir o aquecimento global, mas foi divertido.

Agora, quanto ao assunto "pobreza": eu acho que ela é sim um mal necessário. Digamos que eu não tenha convivido muito com o mundo bipolar (EUA x URSS) e, por isso, não conheço de perto o socialismo, mas nem lá tinha uma falta completa da pobreza!
Tudo bem que certas coisas são maldosas, como explorar a inocência de certas pessoas pobres para tirar proveito, mas eu não acho que algúem que não se esforça nada e fica o dia todo só coçando o saco, sem fazer nada, mereça não ser pobre.
Imagine você se, de repente, o presidente do Brasil resolve acabar com a pobreza. E daí, com a ajuda do congresso, ele estabelece que, se alguém é pobre, pode entrar na casa de alguém que ele considera mais abonado e pegar qualquer coisa, para igualar a situação. Seria bem ruim, não? A pobreza é necessária para manter a sociedade, essa é minha opinião. Além disso, políticos nunca fariam isso.
Porém, há sim pessoas que não são pobres porque não se esforçaram. Conheço pessoalmente vários exemplos de gente que nasceu na mais extrema miséria e, com muito trabalho e OUSADIA, construiram impérios. Mas existem aqueles que nunca sequer tiveram a oportunidade de abandonar a vidinha que levam. Não devem nem saber de oportunidades e não têm visão do mundo.
Aliás, esse é o problema: visão de mundo. Pior do que ser pobre é pensar pobre.
Imagina se algum dia eu sonharia em ter uma casa e um carro pra andar... Eu quero é ter, no mínimo, uma ilha no pacífico, um jatinho e uma ferrari ( e dinheiro para mantê-los, logicamente).
Façamos aqui uma analogia. Existem 2 pessoas em uma corrida de duração de 1 hora. Uma delas deve correr, nesse período, 15Km. A outra, deve correr apenas 3km. Obviamente, a pessoa que tem que correr menos vai mais devagar, sem se cansar muito e tal. Já a que tem que correr 15Km, vai rapidão, muito veloz mesmo !!!! É a mesma coisa com o tal do "pensamento pobre". Quem sonha baixo, vai correr pouco pra alcançar aquilo. E na velocidade que ela vai, é claro que fica distante.
Precisamos, para acabar com a pobreza, acabar com a sacanagem. Não explorar a inocência das pessoas. Além disso, ensinar o povo a sonhar! Quanto mais alto eles sonharem, mais eles vão lutar ! E se conseguirem realizar 5% que seja do sonho, já será muita coisa, desde que o sonho seja alto!!
Oportunidades também são importantes, mas não fundamentais. Afinal, quem quer mesmo sempre dá um jeito. E se tiver oportunidade pra todo mundo, quem se esforça mais não será nunca recompensado, o que eu acho um absurdo.


Oras, ninguém vai ler isso mesmo, então eu não vou causar polêmica nenhuma. Essa é minha opinião sobre pobreza. Se você não concorda (primeiro: obrigado por ler até o fim meu humilde post), foda-se, não quero te agradar.

3 comentários:

A Beleza é o Nosso Vício disse...

qUE BOM QUE GSTOU ... REALEMENTE É MUITO BOM O TEXTO ... ME AVISE QUANDO POSTA O OUTRO ... QUERO LER E COMENTAR ... BJUS

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?

Anônimo disse...

hindsight blogsare browser appalling anagnostelis evident wedoacnatsci fiji dubrulle bureau photoshop
lolikneri havaqatsu