sábado, 18 de outubro de 2008

Infância

Hoje eu estava no salão para cortar meu cabelo e tinha uma criancinha lá que tinha acabado de cortar o dela. Era um garotinho, devia ter uns 4, 5 anos. Começou a puxar assunto comigo, a típica criança comunicativa, que gosta de conversar com todo mundo. E eu fui na dele.
Perguntei se ele gostava de cortar cabelo. A resposta? Sim! Fiquei surpreso, quando eu tinha essa idade, fugia do barbeiro igual diabo foge da cruz! E sabe por que ele gostava? PORQUE ELE GANHA UM PIRULITO TODA VEZ QUE VAI LÁ! Que besta, não?
Daí, na falta de algo melhor pra fazer, eu comecei a pensar. A personalidade da pessoa é formada até os sete anos de idade, fato este comprovado cientificamente. Então, se com 4 anos ele já está sendo subornado dessa forma, o que será no futuro? Porra, meus pais com essa idade não faziam as coisas pra ganhar pirulito, eles faziam pra fugir da cinta da minha avó ou então para, quem sabe, ter alguma recompensa. Agora, a criança já com essa idade sendo comprada de forma descarada? Acho meio errado...
Imagina daqui uns anos, será que este garoto vai passar a só fazer coisas se tiver por certa uma recompensa? Ele não vai ser muito feliz com isso, pode ter certeza.
Por essa e outras que eu não desejo ter filhos. Minha ex-namorada ficava brava comigo quando eu falava isso (ela adora crianças e tem um monte de afilhados, inclusive), mas ainda bem que ela é ex e não atual, porque o troço tava ficando muito sério já, mas isso é assunto pra outro post.
Eu penso na responsabilidade que é para criar uma pessoa, moldar seu caráter e atitudes, fazer dela um reflexo do que você é (através da educação os pais passam para os filhos o que eles têm, sejam as coisas boas ou ruins). Tenho exemplos simples de que as pequenas ações podem influenciar para sempre a vida de uma criança. Eu, por exemplo, minha vida anti-social (que agora está acabando) começou porque eu não brincava na areia com as outras crianças por medo da minha mãe brigar comigo se eu chegasse em casa com a roupa suja. Olha só isso! Fico pensando se eu tiver um filho fizer alguma coisa que vai traumatizá-lo, não sei.
Esta coisa de “trauma” é outro assunto esquisito. Antigamente criança não se traumatizava... Os pais batiam de cinto, botavam elas pra trabalhar na roça e mesmo assim elas cresciam felizes! Ou será que ninguém sabia que elas eram tristes e hoje a intimidade está menos viável? Algo a se pensar...
Mas vejam só, acho que todo mundo conhece uma pessoa de sucesso que teve uma infância sofrida na roça. Eu conheço muito mais gente de sucesso que teve vida sofrida na roça do que gente que nasceu rica e continuou rica depois. Aliás, sei de vários exemplos de gente que nasceu rica e ficou pobre depois.
Daí entra a questão do ser açodado também. Acho que quem teve infância mais sofrida, de alguma forma está acostumado a trabalhar sempre, não sei... Já quem nasceu rico, assim como o menino que vai cortar cabelo pra ganhar o pirulito, não tem muito costume do esforço. E como o caráter se forma até os 7 anos...

Nenhum comentário: